tradutor

Total de visualizações de página

Boas vindas!

Boas vindas a você!



domingo, 13 de março de 2011

o canto do sabia laranjeira








sabiá-laranjeira
Nome Científico
Turdus rufiventris

O sabiá-laranjeira, também conhecido como sabiá amarelo ou de peito-roxo é uma ave popular, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor ou seja, primavera.


Mede 25cm. de comprimento e pesa: macho 68 g, fêmea: 78 g. Tem plumagem parda, com exceção da região do ventre, destacada pela cor vermelho-ferrugem, levemente alaranjada, e bico amarelo-escuro. Não há dimorfismo sexual, pois, ambos são iguais. É ave de canto muito apreciado, que se assemelha ao som de uma flauta. Canta principalmente ao alvorecer e à tarde. O canto serve para demarcar território e, no caso dos machos, para atrair a fêmea. A fêmea também canta, mas numa frequência bem menor que o macho.



O canto do sabiá-larajeira é parcialmente aprendido, havendo linhagens geográficas de tipos de canto, e se a ave conviver desde pequena com outras espécies, pode ser influenciada pelo canto delas e passar a ter um canto “impuro”.
O sabiá, que pode viver entre 25 e 30 anos, migra para regiões mais quentes no inverno.



Comentários
postado por marcia
Amei,que fotos tão lindas que dá vontade até de pegá-los.Estava procurando fotos para o blog, pois tenho a felicidade de ver esse pássaro no meu quintal e adoro ficar olhando sempre que aparecem.Parabéns e obrigada...
(22/7/2009 20:05:27)

postado por Rafael dos santos de oliveira
O que dou para comer ao filhote de sabia?
(31/10/2010 20:24:43)

postado por Glauber Lincoln
bom dia, minha sabiá tá careca e num sei por que.....
será q já to tempo de muda ????
me ajuda por favor !
abraços Glauber
*mande a resposta pro meu e-mail !

(19/11/2010 10:40:49)
postado por NANCY
O SABIA NÃO É AVE SILVESTRE
?PODE SER APRISIONADO?MEU VIZINHO
TEM UM EM UMA GAIOLA PEQUENA, O QUE POSSO FAZER?
(24/1/2011 16:00:08)

2 comentários: